Siga
Será que é poesia?

Será que é poesia?

Laércio Souto Maior
2014
Poesia
100 pg.

"Será que é poesia?" traz versos escritos por Laércio no decorrer de toda a sua vida. Para o premiado poeta e editor Alexei Bueno, três linhas centrais dominam a lírica do autor: poesia social, filosófica e amorosa. De acordo com Bueno, o questionamento trazido no título "só se pode justificar por dois motivos, ou por uma forte tendência para a prosa, que subjaz em alguns dos seus versos, ou pela dispersão no tempo dos poemas reunidos, fato que só valoriza o conjunto, pois acrescenta, ao poema em si, a indelével marca do momento histórico e pessoal em que cada um nasceu".

O jornalista e escritor Nilson Monteiro destaca a relação dos versos com a trajetória do autor. "Que ninguém duvide: o Laércio Souto Maior não escreveu esses textos, dos anos 60 aos dias atuais, descompromissado. São espelhos de uma alma, que revela ora sua janela idealista ora sua visão purista, ora seu paladar político ora seu apetite sexual. E assim é o dia a dia de um homem que se comprometeu, ao longo de sua existência, com a vida em suas várias faces, sem medo das machucaduras". 

Para a poeta e professora Norma Shirakura, a matéria prima dos versos de Laércio são a memória. "Entrelaçados por esse fio condutor, o poeta e o historiador não se separam".

O poeta e editor da revista "Babel", Ademir Demarchi, também relaciona os versos do autor com sua militância política e enxerga no livro um balanço da vida de um homem de mais de 70 anos, que muitas vezes desabafa e faz ecoar o amargor e desalento com a situação atual do país, como no trecho de um poema que destaca em sua apresentação:

 

"Às vezes penso tristonho
Olhando a atualidade:
Será que valeu a pena
Tanta luta, tanto esforço
Tanto sangue e tanta dor?
Pra ver o Brasil ser dirigido
Pela mediocridade"

 

É o primeiro livro de poesias do autor pernambucano, que já lançou obras relacionadas à história, sociologia e política. A edição é de 200 exemplares numerados, com capa dura revestida em tecido, encadernada pela Caderno Listrado. A arte da serigrafia da capa é de autoria de Júlian Imayuki Duarte, artista gráfico curitibano que reside no Rio de Janeiro.

O lucro resultante da venda dos livros será revertido para o fundo da Associação dos Amigos do Arquivo Manoel Jacinto Correia – Centro de Pesquisa e Documentação Social.

 

LANÇAMENTO
05 de março – 20h, no Sesc Maringá
Av. Duque de Caxias, 1517 – Zona 7
(44) 3265-2750 - 3262-3232

 

SERÁ QUE É POESIA?
Laércio Souto Maior
Poesia
ISBN: 978-85-65388-08-5
Valor: R$ 50,00
100 páginas - 14x19,5 cm
Papel pólen bold 90g
Capa dura revestida em tecido