Siga
Colorado: a primeira  escola de samba de Curitiba

Colorado: a primeira
escola de samba de Curitiba

João Carlos de Freitas
2010
Reportagem
185 pg.

Escrito por João Carlos de Freitas e editado por Teotônio Souto Maior, "Colorado: a primeira escola de samba de Curitiba" conta a história da agremiação criada por ferroviários, na extinta Vila Tássi, em 1946.

Berço do samba curitibano, a Colorado formou batuqueiros de todos os matizes e levou à avenida alguns dos mais belos enredos já compostos na terra dos pinheirais. Em 60 anos de história a agremiação fundada por Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, cresceu, superou barreiras sociais e conquistou feitos inimagináveis.

Além de formar grandes batuqueiros e semear o samba na cidade, a agremiação boca-negra deu frutos aos primeiros grupos de samba a tocar na noite de Curitiba, como o Partido Alto Colorado e o Maé Samba Show.

Muito pobre, a escola nunca foi a mais pomposa e vitoriosa da cidade. No entanto, entrou para a história como a mais popular e a dona da melhor bateria da história do carnaval curitibano – a bateria nota 10 – que cairia nas graças de Cartola, Grande Otelo, Leci Brandão, entre outras figuras de renome nacional.

O livro é o resultado final do projeto “Acabou a Vila Tassi, mas não acabou o samba”, viabilizado através de recursos do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba. Acompanha a publicação um CD com 23 faixas contendo importantes depoimentos de ex-integrantes da escola e alguns dos principais sambas compostos desde a década de 1940 até os dias atuais por integrantes da Colorado.

Como contrapartida social, todos produtos do projeto tiveram distribuição gratuita e parte dos livros foram destinados às bibliotecas da prefeitura e espaços da Fundação Cultural. Também foi produzido um programa de rádio sobre a Colorado, posteriormente veiculado em rádios comunitárias e educativas da cidade.

Confira a versão online da edição:

O projeto foi lançado em abril de 2010, em festa para mais de 400 pessoas na Sociedade 13 de Maio, em Curitiba.