Siga
Um parquinho para um grande homem

Um parquinho para um grande homem

14/05/2013

No dia 3 de maio de 2013, um parquinho infantil no Brooklyn, em Nova York, foi rebatizado: o Palmetto Playground agora passava a se chamar de Adam Yauch Park. Uma singela e oficial homenagem celebrada pelas vielas da cidade que mais colocou rappers notáveis nesse mundão – as crianças que descerem pelo escorregador do lugar talvez nem irão imaginar que o homem com o nome na placa era uma das pessoas mais legais do universo.

 


Beastie Boys em meados da década passada. Adam Yauch à direita

 

Adam Yauch, morto em 2012 após três anos de luta contra um câncer na glândula salivar, era mais conhecido como MCA, um dos fundadores do Beastie Boys. O grupo começou no início dos anos 80 como banda de hardcore, mas foi experimentando novas sonoridades até se transformar em um trio de rap, que ainda naquela década lançaria “Licensed to ill” e “Paul’s Boutique”, discos espirituosos e divertidíssimos: basta pensar na figura de três rappers branquelos novatos dos subúrbios berrando que “você precisa lutar pelo seu direito de festejar”.

 

http://youtu.be/qORYO0atB6g

 

Na virada para os anos 90, o trio lançava os álbuns “Check your head” e “Ill communication”, e se consolidaria como um dos nomes essenciais do rap. Yauch, enquanto isso, começava a arriscar alguns passos atrás das câmeras: sob o bizarro pseudônimo de Nathanial Hörnblowér, o rapper dirigiu mais de vinte clipes dos Beastie Boys – isso sem contar outras aventuras cinematográficas como a direção de “Awesome; I Fuckin’ Shot That!”, DVD que registra um show feito em 2004 num Madison Square Garden lotado. 50 câmeras foram distribuídas entre as milhares de pessoas que estiveram presentes no local – e a apresentação foi toda filmada apenas pela plateia.

 

http://www.youtube.com/watch?v=AV6XsGuC680

 

Adam Yauch era também um notável ativista político e, budista, militou pela independência do Tibet. Ele foi um dos responsáveis pela organização de várias edições do Tibetan Freedom Concert, grande festival beneficente em prol do território chinês.

Isso tudo e muito mais. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Yauch e os beastie boys deixaram seu lugar marcado na história da música e da cultura internacional recente. Um ano após sua morte, MCA ainda deixa saudades entre seus fãs. E seu nome estampado na placa do parquinho no Brooklyn talvez desperte a curiosidade das crianças que, no futuro, talvez também fiquem admiradas com a carreira desse rapper inesquecível.