Siga
Tree of Codes: recortes que criam sentidos

Tree of Codes: recortes que criam sentidos

10/12/2012

Já faz bem mais de um ano que o livro Tree of Codes foi lançado, mas eu só descobri a editora que o criou agora e, consequentemente, conheci essa obra prima. Desde 2009, a Visual Editions brinca com criatividade e ousadia na produção de seus livros, arriscando novos conceitos em planejamento gráfico e trabalhando com propostas bem diferentes de design. Todos os trabalhos são ótimos, mas este foi o que me chamou mais a atenção.

O conteúdo é do americano Jonathan Safran Foer - um dos autores do Foras da Lei… -, que decidiu buscar novos significados para as frases e palavras de A Rua dos Crocodilos, do escritor Bruno Schulz. Ele simplesmente vasculhou cada linha da obra e encontrou diversas possibilidades de re-organizá-las e criar novos sentidos e novas mensagens para a narrativa.

A proposta do cara por si só já era legal, mas a editora conseguiu deixar o negócio ainda mais interessante trabalhando em cima de recortes únicos em cada página. O livro inteiro é feito dessa forma: folhas vazadas de maneiras diferentes, com suas frases, trechos e palavras se misturando, apresentando sempre uma nova leitura e uma nova significação para o texto.

Obviamente, a obra não possui tradução e não é encontrada facilmente em qualquer livraria por aqui, mas no site da Visual Editions ele pode ser adquirido por £25 ($40). Caso você não tenha dinheiro, vale a pena passar por lá de qualquer maneira para conferir os outros títulos e ficar impressionado com o capricho das obras.

Ah! O vídeo que mostra como o Tree of Codes foi feito também é interessantíssimo, saca só:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r0GcB0PYKjY