Siga
Transformação urbana de Curitiba contada em livro

Transformação urbana de Curitiba contada em livro

17/01/2017

Até hoje não havia um livro que contasse a história da transformação urbana de Curitiba ou que sintetizasse as propostas e as realizações que moldaram a cidade. O livro "Curitiba, o fazimento de uma cidade", escrito pelo jornalista Marcelo Oikawa, a partir do depoimento do arquiteto e urbanista Rafael Dely, cobre esta lacuna, contando com leveza e simplicidade uma experiência de vida.

No livro, Oikawa e Dely se propõem mostrar a filosofia que norteou essa caminhada. Dely tinha a compreensão de que cada profissional que deixou sua marca nessa caminhada de quase 40 anos tinha versão própria de como tudo foi concebido e aconteceu. Este livro contém o seu ponto de vista.

Numa época – a partir da década de 60 –, em que o Brasil caminhava para as cidades e as pressões por soluções urbanas se tornavam quase insuportáveis, Curitiba mudou o olhar sobre elas e apontou novos caminhos. Em 1971, Dely apresentou a sua ideia do Sistema Trinário –, com as famosas canaletas por onde circulam os ônibus biarticulados vermelhos com suas vias laterais de tráfego lento nos dois sentidos e pelas vias rápidas nos sentidos centro-bairro e bairro-centro. O sistema não serve apenas como vias de ligação como sempre se fez nas grandes cidades brasileiras. Combinado com uma lei de uso do solo, que permite a construção de prédios altos somente ao longo desse sistema, tornou-se a estrutural que direciona o crescimento linear do centro da cidade em direção aos bairros. Esse conjunto de providências originais interrompeu o adensamento do centro da cidade, fazendo o cenário de Curitiba, apesar de ser uma metrópole, parecer um aprazível conjunto de bairros residenciais.

 

"Rafael Dely sempre quis este livro. Certo de que cada participante do processo de transformação urbana de Curitiba tinha versão própria dos acontecimentos, ele queria deixar sua versão. Homem modesto e quase tímido, ele foi um dos que trabalharam intensamente para dar a Curitiba condições necessárias para um crescimento ordenado. Criou o sistema trinário (...) liderou a equipe que implantou o sistema de transporte coletivo, com passagem única e integração em terminais. Uma novidade no início dos anos 70. Combateu os guetos padronizados das casas populares, inventando um sistema de moradias diversificadas, integradas à malha urbana. Executou um programa de Vilas Rurais, construindo mais de 400 Vilas no Paraná, destinadas a trabalhadores rurais volantes. Deixou sua marca em diversas outras contribuições. Foi um homem além de seu tempo"

 

O livro foi contemplado pela Lei Rouanet e viabilizado pelo patrocínio das empresas Itaipu Binacional, Elejor, Copel, Veiga Lopes e Maxi Gráfica.

 

 

LANÇAMENTO
Data: 23 de janeiro de 2017
Local: Livraria Curitiba no Shopping Estação
Horário: 19 horas

 

CURITIBA, O FAZIMENTO DE UMA CIDADE
Marcelo Oikawa
História
ISBN: 978-85-68835-01-2
Valor: R$ 20,00
368 páginas - 14x24 cm
Papel pólen bold 90g
Capa dura