Siga
Tradição insubstituível

Tradição insubstituível

26/09/2012

Se tem um coisa maneira, é ver um verdadeiro artesão trabalhando. Impressiona como um homem pode se especializar tanto no trabalho com as ferramentas, se baseando apenas na tradição e na repetição do ofício. Compartilhando esse mesmo gosto, o fotógrafo norte-americano Tadd Myers iniciou o projeto "A Portrait of the American Craftsman", que traz uma série de trabalhadores dos EUA produzindo manualmente chapéus, cachimbos, tecidos, vassouras, barcos, pianos e mais um bocado de itens tradicionais, que atualmente são feitos em boa parte por robôs.

A série possui uma unidade genial; as imagens têm o mesmo tom amarelado e sentimentos de nostalgia semelhantes, apesar de produzidas em cenários e condições completamente distintas. Myers é capaz de registrar não só o trabalho, mas a capacidade desse profissionais em transformar seus esforços em arte, todos os dias. São profissões, que como é colocado no site do projeto, "se recusam a serem extintas".

O trabalho de Myers deixa muito claro, que apesar nos excelentes avanços de tecnologia, a capacidade, a dedicação, os conhecimentos tradicionais e as velhas ferramentas manuais ainda produzem itens de qualidade insuperável. 

 

 

Para mais detalhes da série, é só chegar no www.americancraftsmanproject.com.