Siga
Sapatos para o mundo

Sapatos para o mundo

24/05/2013

O plano inicial do americano Blake Mycoskie era simples quando decidiu viajar até a Argentina em 2006. Ele só queria aprimorar suas habilidades no Polo, mas sua viagem acabou mudando a vida de milhares de crianças.

Andar descalço é comum na infância, todo mundo tem a lembrança de uma mãe ou uma tia dizendo "calça o chinelo menino(a) ou vai acabar pegando um resfriado". E a maioria de nós, se não a totalidade, sempre teve algo pra colocar nos pés e obedecer os adultos. Mas, infelizmente essa não foi a realidade que Mycoskie encontrou em sua viagem até a Argentina. Nos bairros da periferia, o viajante descobriu que a maioria das famílias não tinha dinheiro suficiente para comprar um par sequer de calçados para suas crianças e descalço elas podiam contrair várias doenças.

Além do risco das doenças, as crianças sem sapatos não conseguiam, em sua maioria, frequentar escolas, já que o calçado era um item obrigatório. Sem estudo, as crianças não se desenvolviam e não tinham oportunidade de emprego, nem grandes perspectivas na vida.

Mycoskie sentiu que precisava fazer algo diante daquela situação.“Eu fui atingido imediatamente com o desejo e a responsabilidade de fazer mais”. Ele teve então uma ideia, ela era simples, mas revolucionária: criar um negócio que se sustentasse e não apenas arrecadasse doações, ou seja, uma empresa de calçados, onde ao comprar um par de sapatos a pessoa estaria automaticamente doando um outro par para uma criança necessitada.

O americano mostrou sua ideia a um professor universitário que o disse que sua empresa custaria no mínimo um milhão de dólares, só para começar. Ele também foi atrás de marcas de calçados, que o disseram que seu projeto era um fracasso. Alojo Nitti, o instrutor de polo de Mycoskie na Argentina, foi um dos únicos a acreditar em sua ideia e acabou virando seu maior parceiro.

Ao se deparar com alpagartas, sapatos simples usados principalmente por jogadores de polo, agricultores e fazendeiros, Mycoskie achou o modelo de sapato ideal para seu empreendimento.

Mycoskie no início do projeto

Em março de 2006 ele voltou aos EUA com 200 pares de TOMS ( o nome criado para suas alpagartas que foram feitas a mão). No final do mesmo ano, oprojeto já havia se tornado um sucesso e Blake retornou a Argentina com 10.000 pares.

O TOMS shoes continua a crescer, a empresa já doou mais de um milhão de sapatos e atua em mais de 50 países . E não se trata apenas de doar sapatos, hoje, um acompanhamento é realizado com cada criança, fornecendo novos sapatos a medida em que elas crescem. Além disso, um estudo é feito em cada região candidata a receber os calçados para que a doação não prejudique economicamente o comércio e indústrias locais.

As famosas alpagartas da TOMS

Em 2011, nasceu a TOMS Eyewear. Seu objetivo principal é sanar os problemas de visão de adultos e crianças em um mesmo sistema 'One For One'. A cada óculos vendido, uma pessoa é levada ao oftalmologista, faz exames e fica sabendo se precisa de lentes corretivas, tratamento médico ou cirurgia. O projeto já ajudou mais de 65 mil pessoas em 13 países diferentes e a empresa quer chegar na marca de 100.000 no final de 2013.