Siga
Punch Brothers: raízes renovadas

Punch Brothers: raízes renovadas

22/10/2011

Grandes são as chances de que você seja familiarizado com o rock progressivo, ou pelo menos alguns de seus principais representantes. E não tão grande, mas talvez haja uma boa chance que também tenha ouvido alguma coisa de bluegrass, música tradicional americana, subgênero do country. E nessa lógica decrescente talvez seja seguro pensar que não seria uma surpresa dizer que nunca tenha ouvido bluegrass progressivo. Apesar de tentar escapar de rótulos, é assim que se define a banda americana Punch Brothers.

Formada em 2007 por Chris Thile (bandolim), a banda teve um rápido desenvolvimento no cenário folk e alternativo dos EUA, e se destacou justamente por integrar elementos do bluegrass tradicional com o rock, jazz e pop. Completam a formação Noam Pikelny (banjo), Gabe Witcher (violino), Paul Kowert (baixo) e Chris Eldridge (violão). Ou seja, de acordo com o figurino da música de raiz americana, nada de bateria ou instrumentos eletrônicos. Mesmo assim, o ritmo e as batidas marcadas não ficam de fora da salada do Punch Brothers, criados muitas vezes pelas palhetadas nas cordas abafadas do bandolim de Thile.

O disco mais recente, "Antifogmatic" (2010), traz em suas dez faixas canções que vão de uma atmosfera intimista, como em "This is the Song"; romântica, como em "Missy", até um clima festivo de saloon, em "Rye Whiskey", com solos aprimorados e excelentes arranjos vocais, já que todos os membros participam com o gogó.

O conjunto ganhou um empurrão com apresentações em tradicionais talk shows da tevê americana, apresentados por nomes como David Letterman e Jay Leno. Mas foi com o prêmio Steve Martin de Excelência em Banjo e Bluegrass, concedido a Noam Pikelny, que o Punch Brothers passou a ganhar mais notoriedade e hoje atrai mais admiradores.

Sim, Steve Martin…ele mesmo, o ator cômico ("A Pantera Cor de Rosa 2", "Doze é Demais") é apaixonado por música de raiz americana, além de um exímio tocador de banjo. Martin tem o costume de chamar novas bandas de bluegrass para acompanhá-lo em apresentações. É mais como uma diversão para o astro de Hollywood, e uma grande oportunidade para músicos como os que formam o Punch Brothers.

Veja Steve Martin e Punch Brothers tocando "Rye Whiskey" no Letterman: