Siga
Por uma vida mais simples!

Por uma vida mais simples!

12/08/2013

A alegria está nas pequenas coisas, dizem os otimistas. Mas poucas pessoas conseguem colocar isso em prática. Em um mundo cada vez mais luxuoso, sofisiticado, refinado e cheio de mimimimi, fica difícil se contentar com pouco. Quando uma pessoa consegue levar isso como estilo de vida, se destaca e vira notícia, como se fosse um extraterrestre. É o caso de Pepe Mujica, presidente do Uruguai.

Antes de se eleger, ele prometeu que mesmo depois de assumir o posto de chefe de estado, continuaria morando em sua humilde residência, uma propriedade rural em Rincón del Cierro, nos arredores de Montevidéu, ao lado dos cães e galinhas. Mujica tem apenas dois veículos, um deles é um Fusca de 1980. Em um ato impensável para os dias de hoje, o presidente doa 90% de seu salário para instituições de caridade, cerca de 28 mil reais. Você conseguiria?

“Eu não sou pobre. Pobre são aqueles que precisam de muito para viver, esses são os verdadeiros pobres, eu tenho o suficiente. Sou austero, sóbrio, carrego poucas coisas comigo, porque para viver não preciso muito mais do que tenho. Luto pela liberdade e liberdade é ter tempo para fazer o que se gosta”, declarou em entrevista a uma rede chinesa.

Mas o que todo esse altruísmo pode trazer de positivo, pergunta-se-ão os incrédulos? Ora, vamos analisar o país comandado por alguém com esta mentalidade. O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina. Segundo a Transparência Internacional, ele é classificado como o segundo país menos corrupto da América Latina. No ano passado, o país aprovou a legalização do aborto, zerando em apenas seis meses o número de mortes de mulheres que realizaram o procedimento. Em abril deste ano outro grande passo foi dado com a aprovação do casamento homossexual, além de um proojeto já ter sido aprovado para a legalização da maconha.

"O Uruguai é o país mais democrático da América Latina", disse Christoph Wagner, do Instituto de Ciências Políticas de Mainz, na Alemanha. "Mesmo sendo um país católico, há uma divisão clara entre Igreja e Estado e isso já tem quase 100 anos de tradição." Pegando o ganho católico, aqui entra outro exemplo provando que simplicidade pode quebrar barreiras e trazer muitos benefícios. Este ano tivemos a eleição de um novo Papa, o argentino Francisco.

O hermano assumiu o principal posto da Igreja Católica e de começo já causou certo alvoroço ao dizer que não quer morar na residência oficial, muito luxuosa, com cerca de dez quartos. Francisco decidiu continuar na Casa Santa Marta, no Vaticano, instalações simples e modernas onde se hospedou juntamente com os outros cardeais para o conclave que o elegeu pontífice.

No mês passado, o Papa fez sua primeira viagem ao exterior e veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Por aqui, andou em carro simples, de vidro aberto, e atendeu quase todos os fiéis que pediram sua benção. Na viagem de volta ao Vaticano, Francisco impressionou muita gente ao falar sobre os homossexuais: “eles não devem ser julgados ou marginalizados”. Um pequeno comentário que pode mudar milhares de anos da doutrina católica.

O que se vê por aí, mesmo que em pequenas doses, são alguns outros Pepes e Franciscos que pregam a simplicidade em busca de uma vida melhor. E você, faz sua parte?