Siga
"Pong" no século 21: O maior Atari do mundo

"Pong" no século 21: O maior Atari do mundo

10/04/2013

Um ícone da revolução da era binária será o responsável por abrir e encerrar a Philly Tech Week, evento que reúne entusiastas, empresas e pesquisadores de tecnologia na Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia. Os organizadores vão usar a face de um dos arranha-céus da cidade como tela para um campeonato de "Pong", jogo lançado pela Atari em 1972 e considerado por muitos o pai da absurda realidade virtual trazia pelos videogames atuais.

Se você nunca perdeu horas disputando com alguém na tela preto-e-branco do jogo que simula uma partida de pingue-pongue, é melhor nem tentar. É provável que haja mais tecnologia em sua cafeteira hoje do que no console. Mas quem teve a oportunidade de experimentá-lo, mesmo que já no fim dos anos 80, como eu, é capaz de até lembrar do cheiro que saía do cartucho ao assoprá-lo, numa tentativa de fazer funcionar melhor.

Reprodução/Phillyskyline.com

Iluminação de LED na fachada do Circa Centre

A ideia partiu do professor doutor Frank Li, da disciplina de jogos eletrônicos da Drexel University, quando dirigia em direção ao centro da cidade americana há cerca de cinco anos e reparou na iluminação de centenas de LEDs da fachada do edifício Cira Centre, que tem 133m de altura e 29 andares. "A primeira coisa que pensei foi num jogo de Tetris", conta em um vídeo promocinal. Li levou todo esse tempo para achar parceiros dispostos a encarar o projeto. Agora, em conjunto com a empresa dona do prédio e os organizadores da feira de tecnologia, promete criar o que seria o maior jogo de "Pong" do planeta.

Serão duas rodadas, uma na noite de 19 de abril, para marcar o início da Philly Tech Week 2013, e outra no dia 24, no encerramento. Os competidores serão selecionados através de sorteio, além de convidados especiais – entre eles, alunos de escolas locais que se dedicam a projetos de eletrônica.

Público e os sortudos acompanharão as partidas a centenas de metros de distância do prédio, do outro lado do rio Schuykill, na escadaria do Museu de Arte da Filadélfia – eternizada no filme "Rocky".

"'Pong' é um ícone cultural, um marco na cultura", diz Li. "Esta é minha declaração de amor às maravilhas da tecnologia vistas através dos olhos da minha infância."