Siga
Paixão pelo futebol expressa em imagens

Paixão pelo futebol expressa em imagens

03/10/2012

O futebol é um esporte bastante simples: para ser praticado, basta um número de jogadores para cada lado, um objeto para ser chutado e um campo. Desde uma rua até um estádio, as quatro linhas que delimitam o espaço de jogo são consideradas sagradas – algumas pessoas chegam a se apaixonar pelo local onde sua equipe atua. Seja em espaços famosos como o Maracanã ou Wembley, ou o pequeno estádio de seu time de coração.

Dentro de um estádio, no futebol profissional, os fãs acompanham seus jogadores, apoiando e vibrando. O futebol faz parte da cultura brasileira, assim como da britânica. Esse é o mote de Stuart Roy Clarke, autor do belíssimo “The Cradle of the Game”, um livro fotográfico com registros de momentos antes, durante e após partidas na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda.

 

 

A construção de mais um templo para o esporte mais amado do planeta

Alguns clubes chamam a atenção, como o FC United of Manchester, surgido de um grupo de fãs, furiosos após a venda do Manchester United para uma família de milionários norte-americanos. É uma espécie de retorno ao berço do esporte, onde os torcedores sustentam o clube de forma direta, sem cotas grandiosas de televisão ou patrocínios que movem quantias astronômicas.

E essa sensação registrada em campos britânicos em breve ganhará novos capítulos: acompanhado por sua assistente Lucinda Grange, Stuart percorreu Alemanha, Mali e passou três semanas em território brasileiro, registrando a paixão por um esporte criado pelos ingleses, mas adotado e integrado à cultura de nosso país.

 

 

O futebol chegou da Inglaterra e foi adotado como parte da cultura brasileira

Um pouco mais do trabalho de Stuart pode ser encontrado aqui: http://homesoffootball.co.uk/