Siga
Leica e a invenção da fotografia

Leica e a invenção da fotografia

14/10/2014

100 anos, a Leica tirava a câmera fotográfica do estúdio e lançava o seu primeiro modelo, a Ur-Leica. A partir daí, o registro da história da humanidade não seria mais o mesmo.

Qualidade de registro, silêncio e durabilidade são alguns dos diferenciais que fizeram Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Alberto Korda, Sebastião Salgado, Annie Leibovitz, entre tantos outros monstros da fotografia clicarem as imagens mais famosas do século em uma Leica.

Para celebrar o centenário, a marca alemã lançou um vídeo incrível recriando fotografias icônicas. No filme, afirma-se que a Leica “não inventou a fotografia, mas inventou a fotografia”.

 

http://vimeo.com/107621539

 

Uma exposição com algumas das imagens mais importantes feitas com a Leica está rodando o mundo nas galerias da marca. Em São Paulo, a Leica Galery será inaugurada em novembro, no bairro Higienópolis. Confira uma seleção com fotos históricas clicadas com as lendárias câmeras:

 

"A bandeira da vitória", de Yevgeny Khaldei (1945). A imagem mais famosa da tomada de Berlim, no fim da 2ª Guerra Mundial

"V-J Day", de Alfred Eisenstaedt (1945). O beijo da vitória no dia em que os EUA derrotaram o Japão 

 "O ataque de napalm no Vietnã", por Nick Út (1972)

"Muhammad Ali", por Thomas Hoepker (1966)

"O anão", por Bruce Davidson (1958)

 "James Dean na Times Square", por Dennis Stock (1955)

 "Che Guevara", por Alberto Korda (1960). A foto mais reproduzida da história