Siga
Fúria tropicalista e suas bananas

Fúria tropicalista e suas bananas

07/03/2013

Lá de Nova York chega o link para o documentário que conta a história da loja de discos Tropicália in Furs e seu dono, Joel Oliveira (ou Joel Stones). A mensagem veio do cineasta curitibano Artur Ratton,  que tocou as filmagens do projeto ano passado e se prepara para lançar o material para o mundo. Sim, para o mundo.

Muita gente por ai anda interessada em conhecer as histórias de Joel e suas andanças pelo Brasil, atrás de relíquias perdidas em LPs que resgatam um lado obscuro da música brasileira.  A loja é de Nova York e reúne um dos principais acervos de produtos nacionais fora do país, ainda mata a pau vários estabelecimentos que temos por aqui. Matava, Cassim Fagundes acabou de me contar que a loja fechou... mas voltará.

Enquanto isso...

http://vimeo.com/61226608

 

Esse ponto de partida com as “viagens no tempo” deve resolver logo de cara o filme todo. O vai-e-vem dimensional entre descobertas e pesquisas, está presente no cotidiano de qualquer sebo perdido pelas esquinas do país. Mas o conhecimento, paixão pela parada e uma pitada de loucura, dão um tom de honestidade ao enredo e ainda permite a venda de um disco por cinco mil dólares (tipo o caso do álbum “O Seis”, banda pré-Mutantes. Já ouviu falar?).

Artur Ratton tem a manha de retratar brasileiros do mundo em Nova York. Além do projeto com a Tropicália in Furs, ele gravou o clip da Zuzuka Poderosa e, atualmente, anda envolvido com um projeto sobre o Dom Salvador. Reponsa.

Você pode esquentar o ouvido com a coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas, lançada após a evolução da loja para um label e a reunião do material de artistas brasileiros realmente desconhecidos.

Loja, label, documentário... Estamos acompanhando.