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Denúncia: a enganação do Restaurant Week

Denúncia: a enganação do Restaurant Week

16/04/2013

Há muitos anos acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo o evento gastronômico chamado Restaurant Week. A semana dos restaurantes dura cerca de 20 dias e vários estabelecimentos se únem por um grande (ou não) propósito: oferecer um cardápio de qualidade a um preço (justo) e fixo.

A ideia é ótima. Estabelecer um valor fechado para uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa é herança dos franceses, aqueles que sabem o que é comer bem de verdade. O problema é como esse projeto está sendo aplicado em terras brasileiras.

Os restaurantes se candidatam por livre e espontânea vontade. Alguns entram para divulgar o nome, outros entram para divulgar o cardápio, tem aqueles que querem aumentar a clientela, e tem uns que entram apenas para queimar a cara. Seria deselegante da minha parte dar nome aos bois, mas há muito restaurante caro e picareta e todo mundo sabe disso.

O triste é quando o local se dispõe a participar do evento que preza pela boa gastronomia e, praticamente, tira um sarro da cara do cliente. Se você analisar com paciência o cardápio de todos os restaurantes participantes vai notar a pobreza e simplicidade dos menus oferecidos, salvo algumas exceções. Salada de alface de entrada? Carne, batata e camarão, que deve estar em promoção em alguma peixaria da cidade. Pudim de sobremesa é sacanagem.

A verdade é que os menus desenvolvidos (especialmente para o festival) estão cada vez menos criativos e o preço cada vez mais alto, R$ 34,90 (almoço) e R$ 47,90 (jantar). Estão vendendo gato por lebre. Em uma analogia barata, você paga caro para comer um arroz e feijão sem vergonha, achando que está comendo caviar na França. Ou seja, o evento em si é uma farsa.

Claro que é interessante poder conhecer restaurantes que você não frequenta sempre. E claro que, no meio de tantas opções, há uma ou outra que se salva. Mas os pratos não refletem de fato o estilo da cozinha, o atendimento geralmente deixa a desejar e o preço passa longe do justo. Isso sem entrar na polêmica que envolve o alto preço colocado nos vinhos dentro dos estabelecimentos. O que era para ser uma experiência, vira um desastre.

A verdade é que os restaurantes estão lucrando, e muito, com o aumento da clientela durante o Restaurant Week, e os fãs de gastronomia que dedicam tempo e dinheiro estão ficando cada vez mais frustrados. Uma pena.