Siga
David Bowie: a exposição e a memorabília

David Bowie: a exposição e a memorabília

26/03/2013

O Victoria and Albert Museum, em Londres, inaugurou no último sábado, e segura até meados de agosto, uma exposição histórica, talvez a mais importante mostra temporária da atualidade. Batizada como "David Bowie is", a exibição reúne mais de três centenas de objetos sobre o artista inglês e, é claro, conta boa parte da história do pop. Por meio do acesso a essa memorabília de valor imensurável, o visitante pode entender melhor como David Robert Jones se transformou não só em gigante do rock, mas em um grande ícone cultural.

Veja bem, na exposição se encontram alguns dos instrumentos mais usados por Bowie, letras clássicas escritas de próprio punho, esboços de artes de capa para álbuns, fotos, figurinos e mais uma porção de objetos que pela primeira vez estão sendo expostos, e juntos. Como os organizadores gostam de repetir, a mostra reúne trabalhos nos campos da moda, música, cinema, artes visuais e teatro. Eu acrescento que com tanta coisa importante, vários outros campos, como política, antropologia e história também estão representados.

Para completar, uma série de eventos, como palestras, filmes, workshops e entrevistas acontecem ao mesmo tempo. Mímicos desenvolvem um espetáculo baseado na obra de Bowie, um jornalista garante que escreverá um livro sobre o músico em apenas um fim de semana, estilistas criticam as roupas usadas em todas as fases da carreira do camaleão e o designer gráfico Jonathan Barnbrook conta como foi o processo de elaboração da capa do novo álbum, "The Next Day". O visitante também pode parar em um quiosque e fazer a maquiagem do ídolo. A lista não para por aí, vai longe e você pode acessar aqui.

É uma pena que essa exposição tem pouquíssimas chances de sair da Inglaterra. Mas vai que você dá uma passada em Londres qualquer dia desses. Já sabe o que não dá para perder.

 

Update: Boa notícia. Ao contrário do que afirmei acima, a exposição tem grandes chances de sair da Inglaterra. E o melhor, de vir para o Brasil. Segundo informações, São Paulo deve ser a primeira cidade a receber a "David Bowie is", em janeiro de 2014. Urra!