Siga
Bactérias viram arte

Bactérias viram arte

26/09/2012

A junção de ciência e arte pode parecer distante para algumas pessoas, porém, para o microbiologista e fotógrafo norte-americano Zachary Copfer essa fronteira não existe. O maluco criou um método onde consegue criar belas imagens utilizando apenas bactérias, entre elas as do tipo e E. Coli, presentes em abundância nas fezes humanas.

Para conseguir tal feito, Copfer adiciona em uma placa de Petri algumas bactérias. Assim que elas começam a crescer e se multiplicar sobre a gelatina ele sobrepõe aos micróbios um negativo criado por ele mesmo e aciona um canhão de luz ultravioleta. Assim as bactérias expostas ao raio morrem, e as que ficaram na sombra continuam a se multiplicar criando a imagem.

Quando vê que o trabalho já está pronto o cientista-artista aciona novamente o canhão, dessa vez sem o negativo, para que as bactérias restantes morram e a obra, chamada por ele de bactériografia esteja finalizada.

Abaixo alguns exemplos das imagens criadas por Copfer, e se quiser saber mais um pouquinho sobre o trabalho dele pode dar uma passadinha no site do maluco.