Siga
Aos 90 anos, Tinhorão lança livro focado na história do samba

Aos 90 anos, Tinhorão lança livro focado na história do samba

20/04/2018

Obra organizada por sambistas do Instituto Cultural Glória ao Samba será lançada no próximo domingo, com roda comemorativa no Instituto Moreira Salles

Realizado de forma independente pelo Instituto Cultural Glória ao Samba, o livro “Primeiras lições de samba e outras mais”, do historiador de música popular brasileira José Ramos Tinhorão, será lançado no próximo dia 29, no Instituto Moreira Salles em São Paulo. O evento, gratuito, contará com roda de samba promovida pelo agrupamento Glória ao Samba, formado pelos mesmos sambistas que editaram o livro. Na ocasião, o centenário do compositor Geraldo Pereira será festejado, com um repertório de 30 composições de sua autoria pouco conhecidas. O lançamento contará com a presença de Tinhorão, que acaba de completar 90 anos e está publicando o seu primeiro livro sobre um gênero musical em específico, o 30º de sua carreira.

Reunião de mais de 60 artigos escritos entre 1961 e 1981, 'Primeiras lições de samba e outras mais' constitui o grande livro sobre samba que Tinhorão não escreveu, mas que foi construindo ao longo de sua atuação na imprensa", explica o coordenador editorial e organizador da publicação. A obra remonta aos primórdios do samba e ao início de sua carreira como escritor, quando ainda era um desconhecido jornalista, sem nenhum livro publicado. Para elaborar a grande série “Primeiras lições de samba”, colheu depoimentos com sambistas pioneiros como Donga, João da Baiana, Heitor dos Prazeres, Bide e Ismael Silva. O resultado foi o primeiro grande estudo sobre o samba, numa série que durou um ano no "Jornal do Brasil", entre 1961-62, e que ainda hoje permanece original, pôlemica e atual.

Tinhorão se tornou próximo de sambistas como Nelson Cavaquinho (sobre quem escreveu um ensaio afirmando ser ele o ‘último trovador’ brasileiro) e Heitor dos Prazeres, que além de sambista era artista plástico e teve um quadro comprado pela Rainha Elizabeth. Também foi próximo do sambista Ismael Silva, que forneceu na época informações ainda hoje inéditas.

O Instituto Cultural Glória ao Samba, selo que promove a publicação, foi criado a partir de agrupamento Glória ao Samba e tem como objetivo lançamentos que busquem difundir de uma maneira mais ampla a obra dos sambistas pioneiros. Primeira publicação do selo, o livro é sobre música popular brasileira de talentos genuínos que ainda permanecem no anonimato, músicos que em sua maioria não atingiram o estrelato e nem viveram de suas músicas, mas que são os grandes criadores do nosso cancioneiro popular: Bide, Marçal, Xangô, Mano Décio, Carlos Cachaça, Cartola, Aniceto, Jamelão, Ivone Lara, Monarco e outros mais. Estes nomes são essenciais para se compreender o que é a música popular brasileira, mas acabam ficando num segundo plano quando a sua história é contada. Tinhorão, ao longo de sua trajetória, sempre defendeu esses sambistas, por neles reconhecer a grandeza do talento criador. “Primeiras lições de samba e outras mais” é um documento da reverência de José Ramos Tinhorão à música popular brasileira do povo.