Siga
A vida é muito curta para comer mal

A vida é muito curta para comer mal

22/02/2013

Quem aí não gosta de apreciar uma refeição de qualidade? A urgência da rotina e a agenda sempre lotada de compromissos nos faz colocar a alimentação como uma coisa secundária quando, na verdade, deveria ser prioridade. A realidade é que infelizmente estamos muito longe de uma alimentação adequada e parece que ninguém anda muito preocupado. A indústria gananciosa continua ferrando com a nossa vida, inventando lixo tóxico enlatado e chamando de ‘deliciosos congelados práticos e saudáveis”. Aham, tá.

O Brasil finalmente vai ter a primeira sede da loja italiana Eataly, em São Paulo, prevista para inaugurar em 2015. É até um pecado chamar o local de loja, pois é um verdadeiro paraíso de alimentos frescos, extremamente selecionados, lindos, aromáticos, cheios de amor e saúde. O diferencial do Eataly para os mercados municipais espalhados pelas capitais é que ali só são vendidos produtos direto da Itália ou que são produzidos e processados de acordo com as normas de lá.

O primeiro Eataly surgiu em 2007, em Turim, e até hoje segue como exemplo para as outras 22 sedes espalhadas pelo mundo. Só no Japão são 12. Até o final do ano devem abrir mais quatro unidades na Europa. O mercado original oferece 11 mil metros quadrados com corredores amplos, bem iluminados e profissionais capacitados e dispostos à ajudar os clientes. A versão norte-americana inaugurou em Nova York, em 2011, e em outubro outra loja vai abrir em Chicago. Por ano, passam pela sede italiana cerca de 11 milhões de pessoas. Na Big Apple, cerca de cinco milhões circulam pelo Eataly.

Não à toa que o conceito do local é “a vida é muito curta para comer e beber mal”, portanto, pare e começe a prestar atenção no que você coloca guela abaixo. O Eataly possui um cuidado até exagerado, mas não menos importante, na escolha dos produtos que dispõe nas prateleiras, dando sempre preferência aos produtos locais. Lá você encontra de tudo, verduras, frutas, legumes, carnes, quejos, azeites, massas, conservas, doces e excelentes vinhos, claro.

Além de comprar ingredientes de primeira mão, os frequentadores italianos podem se deliciar no fino restaurante Guido per Eataly, que ostenta duas estrelas do Guia Michelin. O mercado oferece ainda aulas de culinária com renomados chefs locais e a visitação a uma adega e uma cava de presunto de Parma. Com a loja em São Paulo, podemos começar a sonhar com produtos honestos e saudáveis. Recomendo a visita!