Siga
A luta contra o câncer em imagens

A luta contra o câncer em imagens

10/05/2013

Uma triste sequência de fotos retratada pelas lentes da jornalista Renée C. Byer rodou o mundo, comoveu centenas de pessoas e garantiu um Prêmio Pulitzer à profissional. “A Mother’s Journey”, como Byer nomeou a série, retrata a história de uma mãe, Cyndie French, lutando contra o câncer do filho de dez anos, Derek.

O menino sofria de um neuroblastoma, doença que se desenvolveu em seu abdômen e acabou se espalhando por vários órgãos e ossos. Por meio das imagens, a jornalista retrata o cotidiano da família entre hospital, exames e momentos de diversão. Na foto em destaque, Cyndie corre com o filho pelos corredores do hospital, enquanto ele aguarda a extração de medula óssea para saber se pode passar por um transplante.

Confira algumas das fotos que conquistaram o Pulitzer na categoria “Feature Photography”, em 2007. A sequência completa você confere aqui.

 
Cindy abraça o filho depois de saber que Derek precisa de uma cirurgia pra remover o tumor que cresce em seu abdômen.

 
Derek provoca sua mãe, que tenta convencê-lo a descer de um muro no UC Davis Medical Center em Sacramento. Eles estão lá para uma cirurgia que Derek fará no dia seguinte. Derek teme hospitais e Cyndie tem dificuldade em fazê-lo ir.

 
Um dos médicos de Derek recomenda que Cyndie procure por tratamento paliativo. Cyndie não conta ao filho sobre a conversa, mas chora por trás de uma porta fechada em casa. "Eu não acho que é importante dizer a ele", diz ela. "Por quê? Para quê?" Percebendo a tristeza dela, Derek tenta animá-la.

 
Percebendo que seu filho pode nunca ter a oportunidade de tirar sua carteira de motorista, Cyndie desafia as regras e permite que Derek dirija sentado em seu colo, em sua rua em West Sacramento.

 
Derek chora enquanto Cyndie tenta argumentar com ele. Ela e Dr. William Hall argumentam que o menino deve passar por uma série de tratamentos de radiação. "Derek, você pode não sobreviver se não fizer isso," Cyndie dizia. Derek responde: "Eu não me importo... Leve-me para casa... Para mim chega, mãe. Você está me ouvindo? Para mim chega!"

 
Derek é confortado pelo seu irmão, Micah Moffe, à esquerda, e mãe Cyndie, à direita, enquanto é preparado para um sessão de radioterapia. O irmão acompanha Derek nos tratamentos muitas vezes.

 
Cyndie ajuda o filho a caminhar pela casa. O tumor dilatou o estômago de Derek de uma forma que suas roupas deixaram de servir. Outro tumor, no cérebro, prejudica a visão do menino.

 
Derek se recusa a tomar medicamentos para a dor, porque ele teme que isso prejudique seus órgãos. Ele se enfurece com a mãe, culpando-a por não fazê-lo mais saudável. "Você tem que se acalmar e me ajudar a ajudá-lo", diz Cyndie.

 
Com a ajuda da mãe, Derek sai de casa em uma cadeira de rodas. Na parede, vários desenhos, cartas e mensagens de apoio enviados à família. Este foi o último passeio do menino.

 
Em lágrimas, Cyndie acompanha a morte do filho através de um sedativo, enquanto a canção "Because We Believe" toca. Amigos da família oferecem conforto a Cyndie, que se despede de Derek. "Está tudo bem, bebê. Eu amo você, homenzinho. Eu amo você, menino corajoso. Eu te amo. Eu te amo.", dizia.