Extremos
2014
182 pg.
A história de um empresário sedentário que alterou a sua trajetória e se tornou o primeiro brasileiro a completar uma maratona em cada polo da Terra é o fio condutor do livro Extremos, escrito por Marcelo Alves e editado pela Banquinho.
Na obra, contada em primeira pessoa, Alves discorre sobre o desafio de encontrar a motivação para a prática da corrida, o desenvolvimento de um projeto de risco, o enfrentamento dos que tentaram o demover da sua ideia incomum, as dificuldades de sua preparação e, por fim, a sensação recompensadora de se ter alcançado um objetivo improvável.
Em Extremos, o leitor pode conhecer mais sobre a preparação do corredor e as sofridas disputas da Ice Marathon — na qual os atletas percorrem os 42.195 metros da prova em uma planície na Antártida — e a North Pole Marathon — corrida disputada sobre o gelo flutuante e em constante movimento do Polo Norte. O convívio com os demais participantes e a impecável e detalhista organização do evento enriquecem o conteúdo da publicação, ilustrada por inúmeras fotos de algumas das mais belas paisagens polares.
Gestado em um período de dois anos, tempo no qual Alves também completou outras duas provas extremas, a Jungle Marathon — a mais difícil do mundo, realizada sob o forte calor e umidade da Amazônia — e a Everest Marathon — disputada na altitude do Himalaia —, Extremos mostra de forma despretensiosa as possibilidades que o planejamento e a dedicação abrem para as pessoas comuns.
Marcelo após completar a "North Pole Marathon", prova mais fria já disputada.
No Polo Norte até mesmo o suor do corredor congela.
A bela paisagem da Antártida, onde ocorre a "Ice Marathon".
O acidentado terreno é um dos mais complicados obstáculos nas provas polares.