Siga
Vida de cão na vastidão do Alasca

Vida de cão na vastidão do Alasca

05/03/2014

Cobrir um percurso de 1,6 mil quilômetros na vastidão gélida do Alasca, Estados Unidos, puxado por 16 cães em um trenó. Este é o desafio dos cerca de 70 condutores que competem na Iditarod, tradicional corrida de longa distância realizada anualmente, e que teve sua mais recente edição iniciada no último domingo, dia 2 de março.

Mas o desafio de Jeff Schultz é diferente: acompanhar a jornada e registrar tudo em imagens. Fotógrafo oficial do evento desde 1982, o americano morador de Anchorage está recorrendo à página de crowdfunding Kickstarter para lançar um livro com as melhores fotografias de todos esses anos na neve.

Jeff Schultz/Divulgação

Em "Chasing Dogs" ("Perseguindo Cães", em tradução livre"), Schultz reuniu 200 de cerca das 50 mil fotografias que tem guardadas das Iditarods passadas. "Por anos tenho sonhado em produzir um livro que mostre a corrida exatamente do jeito que eu a vejo", diz em um vídeo de apresentação postado no site.

E por "do jeito que a vejo" entenda paisagens de tirar o fôlego, em lagos congelados, estreitos desfiladeiros, com cães enfrentando o frio e com língua de fora, além de registros feitos a partir de helicópteros – recurso que Schultz ainda usa mesmo que quase tenha perdido a vida em um acidente em 1992 durante o trabalho.

Interessados em contribuir podem participar pelo perfil do livro no Kickstarter, onde também é possível ver o vídeo de apresentação (em inglês).