Siga
Uma vaca deitada levanta logo?

Uma vaca deitada levanta logo?

19/09/2013

No último dia 12, a tradicional Universidade de Harvard sediou um dos eventos nerds-cults-hipsters-social-antropológico mais divertidos da história da humanidade: o Ig Nobel. É como se reuníssemos, com classe internacional, nossos amigos em um botequim para debater a probabilidade de um palito de dente se equilibrar em um copo de cerveja. A cerimônia, que tem por objetivo "primeiro fazer rir, depois pensar", premiou ratos que escutam ópera, besouros rola-bosta e um estudo maluco sobre a vaca.

Imagine a seguinte situação: observadores sentados ao lado de uma vaca deitada esperando a boa vontade da própria se levantar. O resultado, divulgado pela Universidade Rural da Escócia e premiado com o Ig Nobel de PROBABILIDADE, é descrito assim: quanto mais tempo uma vaca permanece deitada, maior a chance de que ela está para levantar, e depois que ela levanta, é muito difícil prever quando ela deitará novamente.

Na mesma toada, o prêmio de FÍSICA foi para um grupo que analisou quão baixa deveria ser a gravidade em torno do planeta para que fosse possível caminhar sobre as águas. O de QUÍMICA confirmou nossa ignorância na relação cebola-choro e o de PSICOLOGIA foi concedido a Brad Bushman, da Universidade de Ohio, por ter confirmado que nos sentimos muito mais atraentes quando bêbados.

ASTRONOMIA E BIOLOGIA, juntos, foram dedicados ao besouro rola-bosta e a Eric Warrant, da Universidade de Lunt, que descobriu que os pequenos insetos só são capazes de rolar o próprio esterco em linha reta por orientação da lua, essa espécia de bússola. E o de MEDICINA confirmou que ratos vivem mais tempo depois de transplantes de coração se ouvirem ópera continuadamente.

Por fim, o famoso Ig Nobel da PAZ foi entregue ao presidente da Bielorrússia por proibir aplausos públicos no país. Parte de uma corporação da polícia local também ganhou o prêmio, por proibir que um homem de um só braço aplaudisse em público. O Brasil mais uma vez ficou de fora. Imagina a festa.

Ratos e ópera na premiação de Harvard:

Ratos e ópera na premiação em Harvard