Siga
Pais e redes sociais: combinação estranha

Pais e redes sociais: combinação estranha

22/11/2013

Quando o querido Mark Zuckerberg criou o Facebook, os jovens do mundo inteiro foram a loucura. “Um lugar só nosso, dentro da internet, onde podemos fazer amigos, conhecer pessoas, publicar fotos, contar o que comemos no almoço e onde foi a balada de sábado.” Uma rede social feita por um jovem para jovens. Maravilha! O céu é o limite.

Mas com o passar dos anos, a tal da globalização foi crescendo, a informação foi se espalhando e os mais velhos foram aprendendo a mexer em computadores, esses seres alienígenas. Antes mesmo que pudéssemos perceber, lá estavam eles, dentro do nosso mundo chamado Facebook. Criando perfis sem foto, apertando o botão 'cutucar' para o vizinho, sem saber direito o que queriam, para onde iriam, pedindo a sua ajuda para desbravar este Novo Mundo.

Hoje eles estão lá, dominando o pedaço que era só nosso. Eles estão vendo tudo que você faz, tudo que você compartilha, tudo que você comenta. Todas as séries que você curte ver, os artistas que você gosta de ouvir, as baladas que você gosta de frequentar, seus atores favoritos, quem são seus melhores amigos e quem são seus inimigos. Eles estão vendo que você curte aquele Tumblr que te mostra os 500 caras que você deveria pegar antes de morrer e que você segue a página Ryan Gosling Beard.

E tudo bem eles verem essas coisas e descobrirem quem são realmente seus filhos, sobrinhos, netos, afilhados. O X da questão é que, na maioria das vezes, eles não sacam a ideia da coisa e o verdadeiro sarcasmo que existe por trás de quase tudo na internet, e aí a parada fica complicada. Se você posta que está morrendo (de sono), por exemplo, sua mãe pode imediatamente ligar para o Samu e mandar uma ambulância no seu trabalho. Not nice.

Por isso que devia existir uma breve cartilha de O QUE OS PAIS PRECISAM SABER SOBRE O FACEBOOK. Coisas como, a parte de comentários serve para comentários e não recados ou cartas com começo, meio e fim, tipo: ‘oi filha tudo bem como voce esta almoçou bem? beijos’. Assim mesmo, sem acento, sem vírgula, sem nada. Esse tipo de mensagem vocês podem mandar via INBOX, ou aquele balãozinho que diz MENSAGEM!

Ou avisar que os pais NÃO precisam curtir e comentar em TODOS os seus posts, muito menos conversar com seus amigos através dos comentários desta publicação, seja sobre um jantar legal com as amigas ou uma foto do James Franco de sunga. Não pega bem. Pais também não devem NUNCA sair postando fotos dos filhos ranhentos quando criança, usando aquele óculos fundo de garrafa, com aquele aparelho horroroso e aquela camiseta suja de brigadeiro, revelando que ele tinha medo do Mickey. Queima a cara, papis.

Também devem saber que seus amigos são SEUS amigos e não amigos deles. Não adianta ficar adicionando e comentando e puxando papo. Você quer ser descoladão, mas vai parecer forçado. Pais, é proibido compartilhar fotos dos filhos dizendo o quão lindos eles são e mostrar toda a corujisse que existe neste mundo. Não é bacana.

Saibam que a única coisa que vocês conseguiram foi expulsar a turma da rede social. Jovens norte-americanos, por exemplo, já estão trocando o Facebook por outros canais como o Instagram, ainda complexo para o entendimento do velhinhos (no bom sentido). A verdade é que, queridos papais, há MUITAS coisas que vocês não precisam (devem) ficar sabendo sobre seus filhos. É melhor para todo mundo. Portanto, voltem para a televisão. Obrigada.