Siga
O tempo também passa no Google Street View

O tempo também passa no Google Street View

23/04/2014

O Google revolucionou as possibilidades de localização espacial e mapeamento com a introdução do serviço Street View. Agora, o gigante digital acaba de lançar uma novidade no aplicativo, adicionando a dimensão "tempo" nesse mundo virtual.

Desde a última quarta-feira, dia 23, é possível ver como alguns logradouros mudaram ao longo dos anos, no que a empresa tem chamado de "cápsula do tempo digital". Algo que, em princípio, é bastante simples – mas nem por isso menos interessante.

A equipe do Street View decidiu disponibilizar imagens de alguns lugares famosos feitas em épocas diferentes, em uma espécie de time lapse em que é possível observar a transformação do ambiente com o passar dos anos. Como o serviço não é tão antigo, dá para voltar apenas até 2007.

O serviço está sendo disponibilizado aos poucos, e não são todos os usuários que têm acesso ou todas as cidades que estão habilitadas. Confesso que eu não estou entre os felizardos, portanto não consegui testar a usabilidade da ferramenta ou ver até onde o esquema vai funcionar no Brasil.

No entanto, no lançamento da novidade, Vinay Shet, gerente de produtos do Google, inclusive citou a reforma do estádio Castelão, em Fortaleza, como um dos pontos a serem observados pelos viajantes no tempo.

Parece interessante, e deve ficar ainda mais com o passar dos anos.