Siga
O Stradivari das archtops

O Stradivari das archtops

12/02/2014

Não bastasse o trabalho que a Banquinho e a minha filha de dez meses me dão, arranjei um algo a mais para ocupar o meu tempo curto. Inventei de voltar à universidade, iniciar um novo processo acadêmico. Aos 32 anos, me tornei um calouro do curso de Luteria na UFPR. Caso você não tenha ideia do que isso seja, trata-se da arte de construção de instrumentos musicais. Isso mesmo, hoje sou um prepotente projeto de Stradivari.

E na primeira semana de aula, aquele período complicado em que as coisas estão se encaixando na sala de aula, me foi perguntado qual é o meu luthier preferido, e se o seu trabalho teria influenciado na minha decisão de optar por essa nova vereda. Confesso que nao tinha pensado nisso, até que olhando o meu histórico no YouTube, percebi que, de um tempo para cá, tenho tido uma certa fixação pelo trabalho de Robert Benedetto, que apresento,, aos que não conhecem, aqui.

Benedetto é um grande artesão. Desde os anos 60, se dedica á produção de guitarras archtop, utilizadas, em sua grande maioria, por guitarristas de jazz. Só que o que faz dele alguém realmente digno de nota? Não sei exatamente, mas ao olhar qualquer uma de suas obras, fica fácil de entender. Atualmente com 19 modelos no seu catálogo, para levar para casa um instrumento com a sua elegante assinatura, é necessário desembolsar de U$ 5 mil a U$ 40 mil. Não é para qualquer amador.

 

 

A diferença de Benedetto é no capricho. Como um bom chef, só escolhe ingredientes de primeira. Não sei onde vi um vídeo no qual ele mostra como envelhece na sua oficina madeiras desde os anos 70. Pensa nisso, o cara tem materiais que estão há cerca de 40 anos secando, maturando e esperando, para quando estiverem no seu ápice de qualidade, poderem enfim se tornar uma guitarra. Mas não é só isso, o que mais vale é a mão do artista. E eles sabem que com esse homem, terão o que há de melhor. Não é a toa que Jonh e Bucky Pizzarelli, Pat Martino, Andy Summers, e até o promissor brasileiro Chico Pinheiro confiam a Benedetto a árdua tarefa de aplacar os seus difíceis gostos.

Na sua terra, Benedetto é uma lenda. O Smithsonian tem em sua mostra pemanente um guitarra do luthier, seus cursos são despuados a tapa quando oferecidos, fornecedores de madeiras tentam de toas as formas que um dos seus materiais seja usado para edições especiais de suas obras (o que confere uma espécie de selo de qualidade) e seu livro, com projetos e dicas de construção é um best-seller. Já mandei a Amazon enviar. Quem sabe um dia.

Hoje já estarei na oficina, iniciando a construção do meu primeiro violão, para daqui uns anos, finalizar, uma archtop do Benedetto.