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NFL Films: realidade imita ficção

NFL Films: realidade imita ficção

16/08/2011

Em 1962, um americano veterano de guerra e vendedor de sobretudos tinha um hobby: levar sua câmera filmadora que ganhou de presente de casamento aos jogos de futebol americano da escola de seu filho. Era a forma encontrada por Ed Sabol para unir suas maiores paixões: a sétima arte, football e a família. O resultado era interessante, e com uma pequena produtora recém-fundada, Sabol comprou os direitos para filmar a final da liga nacional de futebol americano profissional (NFL) daquele ano. Através das lentes, o filmmaker idealizava uma maneira diferente de contar os acontecimentos do certame, com uma estética inversa à de Hollywood: se na indústria cinematográfica a ficção imitava a realidade, Ed Sabol queria dar à realidade uma cara de ficção.

Mal sabia ele que esse tipo de abordagem desempenharia um grande papel para elevar a NFL ao status de maior paixão nacional, e muito menos que um dia seria imortalizado pelo Hall da Fama do Futebol Americano Profissional. No último dia 6 de agosto, em Canton, Ohio, Ed Sabol, aos 94 anos, recebeu o paletó amarelo que o uniu a diversas lendas que ele próprio, com uma estética cinematográfica única, ajudou a criar.

O trabalho de Sabol naquela final de campeonato chamou a atenção do comissário da NFL na época, Pete Rozelle. Não era apenas uma seleção dos melhores momentos da partida. A projeção contava com elementos dos melhores épicos de aventura da época, como tomadas em câmera lenta, planos filmados de baixo para cima, uma narração poderosa e empostada, trilha orquestrada, carregada de emoção, o que retratava os atletas como verdadeiros heróis em um campo de batalha.

O comissário logo percebeu que essa era a forma ideal de divulgar o esporte, aliando-o ao entretenimento, e fazendo do futebol americano um produto possível de comercializar. Três anos depois, com o apoio de todos os proprietários dos clubes, a liga comprou a empresa de Ed Sabol, que passou a se chamar NFL Films.

Como um braço do departamento de relações públicas da liga, a NFL Films passou a registrar todos os jogos do campeonato, com inovações tecnológicas e criativas que cativaram os fãs. Microfones foram instalados nas áreas técnicas, nos treinadores e nos jogadores, para captar todos os sons que compõem a atmosfera de um jogo de futebol americano. Lentes mais poderosas e câmeras com super slow motion se tornaram uma constante, tudo para levar o público para mais perto da ação. Com suas câmeras, a turma de Sabol ganhou acesso aos vestiários e aos discursos inflamados dos técnicos, e abriu ao público as portas dos bastidores da NFL, como nunca antes visto.

Hoje, mesmo com os altos custos, a NFL Films repete a fórmula religiosamente e ainda cobre todos os jogos do ano de todos os 32 times da liga, cada um deles com diversas câmeras de 16mm. A própria empresa, agora sob o comando de Steve Sabol, filho do fundador, processa os filmes e faz a telecinagem. A composição de trilhas também é in-house, e possui suas características únicas.

Abertura de "Hard Knocks", série da HBO produzida pela NFL Films

Com contratos milionários, cede imagens para as principais emissoras americanas, que usam e abusam das cenas exclusivas, com a estética fotográfica diferenciada que só o filme consegue captar, em seus programas de pré-jogo e especiais.

Com isso é possível imaginar o retorno financeiro que a brincadeira de Sabol já deu para a NFL, a ponto de bancar a filmagem propriamente dita de 16 jogos por semana, durante 20 semanas por ano (sem contar os playoffs e o Super Bowl – a grande final, que com certeza é vigiada por mais lentes do que o normal).

Dessa forma, não é muito arriscado dizer, mesmo sem estatísticas, que a NFL Films tem grandes chances de ser a maior produtora de documentários esportivos do planeta, já que a cada temporada são contadas as trajetórias, os erros, os percalços e os triunfos de cada um dos 32 times. Muitos dos jogos são distribuídos, em filme, menos de uma semana depois da captação das imagens – o que no mundo do cinema é quase instantâneo.

E é um projeto que deve ser mantido pela liga enquanto durar a NFL, pois além de se tratar de uma das mais poderosas máquinas de divulgação de marca do mundo esportivo, documenta toda a história de uma modalidade ainda em expansão, que a cada ano quebra recordes de audiência e lucro.

Assista a uma seleção das melhores imagens da NFL Films da temporada 2009/2010