Siga
Loop, música e a arte de você se repetir

Loop, música e a arte de você se repetir

02/10/2013

Quando se fala em música, um loop é um trecho sonoro repetido de forma padronizada. Isso não é novidade: se a própria repetição é um elemento básico da expressão musical das mais variadas culturas ao redor do mundo, o uso de loops na música eletroacústica é visto há décadas – e todo um universo relacionado a isso surgiu depois da consolidação da música eletrônica e do rap.

Ok, ok. Agora vamos ao que é legal: no rap e na música eletrônica, músicos costumam usar de loops previamente gravados durante suas apresentações ao vivo. Mas as coisas começaram a ficar diferentes depois que pedaleiras especializadas nessa função começaram a se popularizar a partir da década de noventa. Com isso, você mesmo poderia fazer seu próprio loop ao tocar um riff de guitarra, gravá-lo num desses pedais, deixá-lo repetindo infinitamente como uma base e começar a executar qualquer coisa por cima disso, complementando a ideia.

A evolução da tecnologia e a adaptação dos instrumentistas a esses equipamentos gerou maravilhas. Um músico habilidoso (e extremamente coordenado) consegue se fazer soar como se fosse uma banda inteira. Ou mesmo uma orquestra. Ou um DJ cheio de picapes, mixers e quaisquer outros dispositivos, mesmo que tenha em seu poder apenas sua própria voz e um pedal de loop. O artista australiano Dub FX sabe muito bem como brincar disso (é dele a foto que ilustra este post).

 

http://www.youtube.com/watch?v=UiInBOVHpO8

 

Dê tudo isso a um multiinstrumentista com talento de sobra (e tempo para treinar loucamente), e esteja preparado para uma performance no mínimo impressionante. O que dizer da americana Emily Wells no vídeo abaixo?

 

http://www.youtube.com/watch?v=eH5BtaB48DI

 

A coisa toda começou a adquirir a um alcance tão grande e um nível tão alto que a Boss, marca famosa pelas suas pedaleiras para baixo e guitarra, promove desde 2011 um campeonato mundial para premiar os músicos que usam o pedal de loop de forma mais criativa e competente. Abaixo, você confere o espanhol Grison Beatbox e sua performance vencedora do BOSS Loop Station World Championship 2013:

 

http://www.youtube.com/watch?v=TfYIheWiA0A

 

E se um pedal desses cai nas mãos (ou nos pés) de alguém como Andrew Bird, então? Encerramos este post com este rapaz sendo sua própria orquestra. É de cair o queixo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=TrwaDlrXB6w