Siga
Kahn Academy: Educação e simplicidade

Kahn Academy: Educação e simplicidade

16/10/2013

Todo mundo teve aquele professor que adorava, um profissional que explicava o conteúdo na escola de forma tão fácil e atual que dava até gosto de ir para a aula. E se milhões de pessoas pudessem aprender com essa mesma pessoa, seria uma forma de incentivar a educação no mundo? Este é o diferencial da Kahn Academy, uma escola virtual que começou meio sem querer, mas está revolucionando como olhamos para o sistema de ensino.

O americano Sal Kahn, que atuava no mercado financeiro em Boston, começou a ajudar sua sobrinha Nadia remotamente, por telefone, em 2004, pois a garota, que morava em New Orleans, estava com dificuldades para entender alguns conceitos de matemática. Para facilitar a comunicação à distância, Kahn começou a gravar vídeos para a garota dois anos depois, explicando as teorias de forma fácil e atual, com "aulas" de cerca de dez minutos, e postar no YouTube.

Acontece que alunos e adultos interessados passaram a acompanhar os vídeos e a expor outras dúvidas, então Kahn produzia cada vez mais vídeos, até que deu um salto de fé em 2009, largou seu emprego no mercado financeiro e usou suas economias para fazer das videoaulas sua ocupação principal. Após nove meses, recebeu uma significante doação de dinheiro para que pudesse continuar com o projeto. Pouco depois, o Google e Bill Gates viram potencial na ideia de Kahn, e doaram US$ 2 milhões e US$ 1,5 milhão, respectivamente, para a escola virtual.

Screenshot de uma lição de matemática

Screenshot de uma lição de matemática

Hoje, a Kahn Academy é um gigantesco portal de conhecimento que engloba não apenas matemática, como outras disciplinas da grade escolar – física, química, biologia e história, entre outros, na versão em inglês. Além disso, o portal oferece exercícios interativos, testes e oportunidade para tirar dúvidas.

No último dia 12 de setembro, a Khan Academy lançou sua versão oficial em espanhol, em um esforço para internacionalizar e atingir cerca de 6 bilhões de pessoas que não falam inglês. Em português, já é possível encontrar um grande número de lições traduzidas em uma parceria com a Fundação Lemann. A versão para o Brasil ainda está em estágio de testes, e o projeto procura voluntários interessados em colaborar.

Em pouco menos de dez anos, Sal Kahn passou de gravações de vídeos dentro de seu closet para o mentor de milhões de pessoas que, para terem acesso ao conhecimento, que está há um clique de distância, precisam apenas quebrar a barreira da preguiça. Principalmente os vídeos originais de Kahn, em inglês, têm um apelo impressionante, e conquista pela clareza e praticidade.

A ponto de despertar interesse até de gente que enveredou para a comunicação por não suportar as ciências exatas. Sim, permissão para uma pequena pessoalidade aqui.

Assista uma aula de logarítimos (com Kahn, em inglês):

http://www.youtube.com/watch?v=mQTWzLpCcW0