Siga
Figurinhas realmente colecionáveis

Figurinhas realmente colecionáveis

14/04/2014

Pronto: a Copa está aí e todos os seus amigos já estão trocando figurinhas alucinadamente. Mas... Você talvez já tenha parado para pensar: o álbum oficial de figurinhas é feio. Você não precisa ser nenhum expert em design gráfico para perceber que as cores são muito chamativas e as fotos dos jogadores com olhar de peixe morto não têm graça nenhuma.

Eis que a editora suíça Tschutti Heftli teve uma boa sacada: convidar artistas para redesenhar as figurinhas oficiais da Copa. O resultado é um álbum bem mais inventivo e muito menos cafona do que o original. E a melhor parte é que o álbum e os cromos são de verdade: quem mora na Alemanha e na Suíça pode comprar as figurinhas, trocar com os amigos (ou tentar a sorte no bafo) e completar o livro.

O projeto não tem fins lucrativos. De acordo com o site da empresa, os possíveis ganhos com as vendas serão destinados para instituições ou revertidos para a remuneração dos artistas participantes.

 

 

Em 2014, a editora fez a quarta edição de seu álbum colecionável. Dessa vez, os artistas que quisessem participar do projeto precisavam se inscrever em um concurso – e a prova era nada menos do que redesenhar a imagem de Pelé. Os 32 melhores artistas foram selecionados por uma comissão de jurados (e um desses jurados foi o próprio homem que, calado, é um poeta).

 

 

O brasileiro Clayton Junior foi um dos selecionados. Ele foi o encarregado de redesenhar a seleção japonesa. Veja como ficou:

 

 

Para saber mais sobre o álbum, acesse o site da editora (recomenda-se aprender alemão).