Siga
Évelyn, a NegaHamburguer

Évelyn, a NegaHamburguer

15/11/2013

NegaHamburguer é um pouco uma personagem, quase uma super heróina, e outro bom tanto o alter ego da artista Évelyn Queiróz, que trampa como Diretora de Arte em uma agência de publicidade de São Paulo. E ela faz algo que parece óbvio, mas que é raro no mundo da arte: retratar como a existência enquanto mulher, cis ou trans, determina a maneira que você se situa no mundo. E, pode crer: não é nada fácil.

O lance é que ela faz isso de uma maneira animal esteticamente. E com um nível de visceralidade que tem hora que dá vontade de olhar para o lado para ver se não tem ninguém sacando o que tá rolando na tela do seu computador. Não é nada muito NSFW, não, viu; mas aqueles pelos pubianos desenhados em destaque, quase pulando para fora do desenho, e a palavra GORDA em letras garrafais prendendo seu olhar levam à triste constatação de que todo este orgulho de coisas consideradas "erradas" (muitas aspas aqui) incomoda. Ainda que você concorde racionalmente com o postulado que está colocado, não é todo dia que você vê alguém ser loud and proud de algo que supostamente teria que esconder.

Ah sim, é bom lembrar que ela está com um projeto batuta lá naquele catarse, tentando levantar uma grana para contar a história de pessoas que sofreram qualquer tipo de violência pela simples condição de ser mulher em um livro que, com certeza, vai ficar uma coisa linda. O nome é "Projeto Beleza Real" (não, nada de Dove; muito pelo contrário) e, se você é do tipo que tem horror a esse papo colaborativo, tudo bem, mas dê uma olhada lá no final do post no vídeo deste projeto que por si só é uma coisa linda.

Segue aí uma seleção de trabalhos da NegaHamburguer, com diferentes  técnicas de trabalho. E quem curtir pode dar uma chegada no site dela que tem uma porrada de coisa legal.

Grafite em algum muro por aí

Uma das tirinha tirinha com mensagem de protesto. Há outras com mensagens otimistas

Tabuinha de carne. Coisa mais fofa, além de ser uma bela ironia (afinal: carne, né?)

http://vimeo.com/75928279