Siga
Eles também são Havard

Eles também são Havard

07/03/2014

Um Tumblr  norte-americano vem dando o que falar. Jovens negros que estudam na conceituada universidade de Harvard resolveram postar imagens com frases que alguma vez já escutaram e lhe incomodaram durante a vida. De acordo com o "Washington Post", a ideia partiu após diversas conversas de universitários da organização negra histórica de Harvard, Kuumba. Nela, os estudantes comentavam sobre o desconforto que sofrem por serem minorias nas salas de aula e outros problemas que enfrentam na rotina estudantil.

Na página principal do Tumblr, fica bem clara a intenção da campanha fotográfica. Os negros também fazem parte de uma das universidades mais prestigiadas do mundo e querem ser ouvidos. Eles não estão no local de favor, ou por falta de méritos. Além do Tumblr "I, Too, Am Havard", o projeto também conta com uma peça de teatro escrita e encenada pelo aluno da universidade Kimiko Matsuda-Laurence. Ela é inspirada em um poema de Langston Hugues e baseada por entrevistas feitas com mais de 40 universitários negros de  Harvard.

Nas reclamações publicadas na página, a que mais chamou atenção foi: "A falta de diversidade na sala de aula não faz com que eu seja a voz de todos os negros".  Passei todo o meu ensino em colégios particulares e todas as classes das quais fiz parte eram predominantemente composta por alunos brancos. E não era tão incomum perceber boa parte da turma com os olhos voltados a uma minoria - negros, asiáticos, estrangeiros... - quando algum tema específico, como a escravidão, era abordado. Inclusive, tal situação desconfortável é um dos assuntos do vídeo feito pela campanha.

http://www.youtube.com/watch?v=uAMTSPGZRiI#t=158

A discussão sobre discriminação fica ainda mais interessante quando levamos o problema para Portugal. Diversos brasileiros estão relatando o forte preconceito que sofrem na cidade de Coimbra. No início deste ano, a situação se tornou até uma campanha semelhante à "I, Too, Am Havard" na Associação Académica de Coimbra.

As maiores reclamações dos brasileiros em Portugal são os estereótipos que todos homens são ladrões e as mulheres "fáceis". O jornal "Publico" fez uma interessante matéria em janeiro deste ano sobre os casos de xenofobia (leia aqui). No texto, também há um espaço dedicado aos problemas similares que os portugueses sofrem no Brasil. As manifestações de preconceito estão longe de ter um fim.