Siga
Conhecendo o filho autista

Conhecendo o filho autista

08/10/2013

Nem todos os pais sabem lidar muito bem com um filho autista. Para conseguir entender melhor o primogênito, Elijah, o fotógrafo Timothy Archibald recorreu a um método diferente. Ele resolveu registrar parte do cotidiano do jovem de oito anos. Ao invés de capturar momentos de alegria da criança, Archibald resolveu tirar imagens das atividades mais corriqueiras e incomuns – para pessoas que não sejam autistas – feitas pelo filho.

Em entrevista para a revista "Time", o fotógrafo revelou que a série "Echolilia: Sometimes I Wonder" foi a melhor maneira que encontrou para se comunicar com Eli. Archibald explica que "Echolilia" é um termo utilizado na comunidade autista para se referir ao hábito de repetição verbal e cópia. Algo comum no comportamento das crianças autistas. "Eu gostei da ideia que: a fotografia é uma forma de cópia. As crianças são uma forma de repetição. E olhando para meu filho com a fotografia me permitiu a me ver de novo", disse.

O fotógrafo também encara o exercício de acompanhar o filho com a câmera parte do aprendizado do jovem. Enquanto trabalham junto nas imagens, Archbald mostra o resultado em sua câmera digital antes de chegar ao clique final.  "Eu gosto da ideia de transformar o controle criativo sobre a criança, enquanto eu opero a câmera".

Confira o site de Archbald aqui. Conheça também mais um pouco sobre o trabalho dele: