Siga
"Big Pool of Ramos"

"Big Pool of Ramos"

17/09/2013

Wayne Lawrence é um fotógrafo que chega perto dos seus assuntos. E mais do que isso, um fotógrafo com cojones suficientes para escolher assuntos de difícil acesso, deslocados até mesmo dos seus vizinhos mais próximos. Dá gosto de ver – Lawrence é competente o suficiente para aproximar na unha o seu público de uma gente que o tempo todo sofre as consequências de se viver à margem. 

Seguem alguns exemplos: não é tarefa das mais fáceis chegar do nada no Jouvert, o carnaval caribenho que acontece no Brooklyn e se divertir no meio da turma ensandecida, dançando o calypso original, com a cara cheia de crack e graxa preta. Também não é simples acompanhar uma cerimônia privada dos poucos judeus negros & ortodoxos dos EUA, gente que muitos de nós nem sabe de sua complicada existência. Ou se misturar entre algas da água fria da Orchard Beach, no Bronx, frequentada pelos moradores de uma das mais pobres comunidades das Américas, que ali desfilam suas tatuagens enaltecendo, em letras góticas, o orgulho que sentem pelo seu lugar.

Mas o povão está lá, e é obrigação do fotógrafo também estar. Nesse ensaio, Lawrence mostra as belezas dessa chamada "Riviera do Bronx". É um espetáculo, o povo aproveitando o pouco calor a que têm direito, saindo da secura da cidade para curtir um pouco de natureza, mesmo que não seja de areia branquinha e águas azuis-calcinha, mas sim artificial, com concreto e tudo. Para nós, de uma país tropical até demais, em que a praia faz parte todos — mesmo mineiros — o trabalho se torna ainda mais impactante. Biscoito fino.