Siga
Álbum do dia

Álbum do dia

19/06/2013

O garoto Joshua Kirk, de apenas 12 anos, é um dos críticos de música mais lúcidos da internet. No seu canal no YouTube, ele publica uma série de vídeo-resenhas em que esmiuça os seus álbuns preferidos. "Esmiuçar" é o verbo: ele se debruça sobre cada detalhe, da capa aos nomes das faixas, e discorre sobre tudo o que mais lhe agrada na obra. Joshua não faz críticas negativas e apenas escolhe os discos que lhe dizem algo. Revela um ótimo gosto musical - entre os álbuns indicados por ele estão trabalhos de Andrew Bird, Cake, The Shins, Bright Eyes, The Avett Brothers e Gary Clarke Jr.

Os vídeos de Joshua começaram a ficar mais populares após o menino ganhar um elogio público de Ryan Adams, que teve seu álbum Cold Roses resenhado por ele. "Melhor crítica que já recebi", escreveu o músico no Twitter. Os caras do Dr. Dog também gostaram. "Fomos imediatamente ganhos pela sua honestidade, entusiasmo e percepção. As resenhas dele dão uma ideia muito precisa sobre como um álbum soa, sobre como ele é sobre como não é. Não é esse o própósito de uma resenha?"

 

http://www.youtube.com/watch?v=_hRJnAgMjqg

 

De fato, é. Joshua é o típico aficionado por música e dedica a ela um tratamento diferenciado e especial. Joshua também é autista e possui uma memória brilhante, que lhe permite falar com propriedade sobre qualquer assunto sobre o qual tenha lido. De acordo com o site Consequence of Sound, o garoto ainda convive com a distrofia muscular de Duchenne, uma doença degenerativa sem cura que atinge uma a cada 3.600 crianças. Na maior parte dos casos, as crianças com DMD perdem a capacidade de andar aos 12 anos, mas os médicos de Joshua acreditam que ele poderá se locomover até os 16.

Ele vive com os pais em um subúrbio do estado norte-americano de Maryland. Além das resenhas, gosta de postar vídeos em que testa receitas e mostra sua coleção de filmes. Mas seus comentários musicais impressionam pela clareza e pela paixão sobre o assunto. O pessoal do Dr. Dog resume bem: "Ele definitivamente está fazendo algo certo. O canal de Joshua no YouTube tem mais views que o nosso."