Siga
A grande reportagem Está de volta

A grande reportagem Está de volta

17/12/2013

Você não precisa nem ser da área de comunicação para ter ouvido aquela história: os jornais impressos estão vendendo cada vez menos, os textos estão cada vez menores, as letrinhas ocupam um espaço cada vez maior, a coisa toda. Se você mantém qualquer tipo relação profissional com o jornalismo, então, não deve nem aguentar mais ouvir esse papo.

O grande engodo parece estar no seguinte: aos quatro cantos é alardeado que leitores agora procuram saber das notícias mais pela internet do que pelos meios impressos. E o internauta, sempre frenético, dedica poucos segundos de sua atenção a uma página – por isso o texto noticioso precisa ser curto, rápido e esclarecedor. Como efeito colateral secundário de um processo de transformação no fazer jornalístico que já dura anos, percebe-se que a Grande Reportagem (assim, com letras maiúsculas mesmo) tem rareado. Aqueles textos de página inteira, às vezes várias laudas inteiras de jornais diários, que exigem dias, semanas, meses de apuração... onde eles foram parar?

Sim, é caro bancar essas grandes empreitadas... E hoje em dia ninguém mais lê textos tão grandes...

Ainda bem que não é todo mundo que pensa assim.

Acreditando na importância de grandes trabalhos de pesquisa e apuração, alguns veículos continuam apostando na Grande Reportagem – agora voltada à publicação na internet. E se for realmente fato que o gênero andou sumido, ele volta reformulado, dotado dos recursos que o meio virtual disponibiliza. Se em revistas e jornais impressos temos apenas texto e imagens, em sites temos texto, imagens, áudio, vídeos, gifs, infográficos interativos, inovações na diagramação, aplicativos... Até o simples rolar de tela para baixo se transforma em um recurso que pode contribuir para o enriquecimento da informação e esclarecimento do leitor.

Separamos aqui alguns bons exemplos de grandes reportagens interativas publicadas por veículos importantes. Acompanhe:

 

The Jockey – The New York Times (texto de Barry Bearak)

Uma reportagem publicada em agosto desse ano pelo The New York Times conta a história de Russel Baze, o jockey mais vitorioso da história dos Estados Unidos. Em meio ao texto, vídeos servem como fotos animadas, com o próprio autor da reportagem recitando trechos da matéria. Infográficos mostram a incrível quantidade de lesões sofridas por Baze ao longo de sua carreira.

 

Machines For Life – Pitchfork (texto de Ryan Dombal)

Em meio ao enorme frisson que o Daft Punk causava entre abril e maio desse ano com o lançamento do novo disco "Random Access Memories", o cultuado site Pitchfork contou a história do álbum em uma reportagem que muda sua apresentação a cada instante. Declarações vêm em forma de códigos, como se os integrantes da dupla fossem robôs, e os fundo de tela são animados. Aqui, um revés: são tantos recursos que o computador acaba ficando meio lento durante a navegação.

 

A Batalha de Belo Monte – Folha de S. Paulo

Publicada no último final de semana, a reportagem da Folha de S. Paulo explica em detalhes o complexo (e polêmico) procedimento envolvido na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Cinco jornalistas foram enviados, e um total de 19 pessoas estiveram envolvidas na elaboração do material. Há até um minigame disponível para que os leitores viagem pelas obras.